HISTÓRICO
A Trevo Informática Ltda foi fundada em 1995 objetivando prover soluções de informática que viabilize o alinhamento das estratégias da área de TI às estratégias corporativas, qualificando e facilitando o processo de aplicação das melhores práticas de gestão e possibilitem a implementação de diferenciais competitivos com melhoria da eficiência dos processos internos e ganhos nas margens, assegure a monitoração constante dos indicadores de desempenho, garanta o retorno nos investimentos e facilite o crescimento empresarial, fatores sempre presentes na governança corporativa.
A década de 90 foi determinada por pesados investimentos na área de softwares de gestão empresarial, assim chamados ERP – Enterprise Resource Planning, o que possibilitou o crescimento acelerado de fornecedores nacionais, assim como a entrada no mercado brasileiro de grandes players mundiais que gradualmente se consolidaram e atualmente tem representativa participação no mercado. Estas soluções focavam-se na melhoria dos processos operacionais impondo nova forma de interação com os usuários e intenso uso de bancos de dados relacionais centrados em plataformas tecnológicas suportadas em servidores de menor porte e menor custo que massificaram o uso da TI. Resumindo, consagrou-se a sedimentação dos sistemas OLTP – On-line Transaction Processing. Neste período, a Trevo Informática teve expressiva participação no gerenciamento de projetos desta natureza, que objetivavam a implantação de soluções normalmente customizadas às particularidades da necessidade de cada projeto, o que consolida a visão da Trevo de que soluções genéricas são importantes e apóiam no ganho de produtividade, mas é nas particularidades de cada projeto que são garantidos os diferenciais competitivos.
Os anos 2000 foram balizados pelo amadurecimento e a evolução dos softwares de gestão empresarial, no entanto o fenômeno da globalização da economia e o evento do surgimento da rede mundial de computadores – internet, mais uma vez, exigiu das organizações um novo posicionamento tecnológico. O limite funcional e operacional dos sistemas de gestão empresarial (ERP) se demonstrava insuficiente para enfrentar a competitividade requerida e o novo contexto passou a exigir soluções departamentais mais especializadas e novas soluções que integrassem fornecedores e clientes das organizações e completasse o cenário tecnológico existente, impondo a utilização de aplicações de Suply Chain, CRM - Customer Relationship Management, Portais corporativos, assim como soluções mais analíticas, gerenciais e monitoradores de desempenho, representados pelos Sistemas de Informações Gerenciais ou EIS – Executive Information Systems, Business Intelligence - Datawarehouse, Data Marts, BSC – Balanced Score Card, entre outros.
A pressão tecnológica continuou e, a partir de meados desta década, o desafio será integrar cada vez mais estas soluções, assegurar processos de melhoria contínua, evoluir para uma gestão mais estratégica das informações para gerir com segurança, consolidar e publicar as informações a seus públicos interessados (stakeholders) nos mecanismos apropriados, analisar continuamente o comportamento dos mercados, projetar resultados, possibilitar simulações e, sobretudo, se antecipar as tendências para subsidiar a tomada de decisões no tempo e com custos adequados.
Desta forma, surge de modo cada vez mais contundente a necessidade de utilização de novas disciplinas como Gestão do Conhecimento, Governança Corporativa, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, entre outros, que ensejam a utilização de disciplinas também emergentes na própria área de TI, tais como BPM – Business Process Management, ECM – Enterprise Content Management, EPM – Enterprise Performance Management. É fundamental que a área de TI acompanhe estas tendências e instrumente no nível requerido com a oferta de soluções que viabilizem a Governança de TI através da implementação de processos, técnicas e metodologias contidas nos frameworks consagrados do mercado, tais como ITIL, COBIT, PMI e atenda as normas reguladoras e normativas tais como ISO, SOX, Basiléia, entre outros.
Para atender as demandas do mercado, a Trevo Informática, ao longo de sua existência vem desenvolvendo parcerias competentes capazes de fornecer soluções diferenciadas e customizadas de forma eficiente que promova e apóie na formulação e implementação de estratégicas competitivas nas organizações e através da área de TI viabilize o uso de instrumentos de estruturação e controles organizacionais que assegurem a utilização das melhores práticas e implemente efetiva competitividade estratégica e a obtenção de retornos acima da média.